
A sociedade pode enxergar o voluntariado de várias maneiras. Algumas pessoas torcem o nariz para a causa com a famosa pergunta: você não ganha nada com isso? É claro que o duvidoso em questão desconhece tudo o que pode estar embutido no cerne da palavra “ganhar”. Voluntários ganham algo com isso, sim! E digo mais: ganham muito, com tudo.
O retorno financeiro não é foco no trabalho voluntário – essa questão deveria estar mais clara na mente das pessoas, mas não está ainda. Digo que o voluntariado não é remunerado, é recompensado. E as recompensas que conseguimos com ele são diversas. A primeira delas é o contato com pessoas que têm os mesmos interesses que nós. Ao chegarmos a um grupo que desenvolve esse tipo de trabalho já temos a certeza de estar no lugar certo. E de um ambiente assim, o que conseguimos extrair é, no mínimo, uma conversa agradável a cada encontro, por menos tempo que ele dure.
Depois, temos a possibilidade de fazer o bem. No caso do Voluntários em Ação decidimos que o foco é a educação. E é através desse tema central que temos chegado a tantos outros como: a necessidade de gerar uma renda familiar extra, o estímulo às atividades profissionais, o relacionamento familiar, a saúde dos moradores das comunidades onde nos concentramos (Santo Onofre e São Rafael). Enfim, são vários os temas para enumerar num texto.
Nossas atividades estão começando. É, como se diz, apenas a ponta do iceberg que está de fora. Um iceberg de dificuldades, claro, não há como fugir de uma realidade que grita todos os dias que botamos os pés fora de casa. Mas as dificuldades são as maiores fábricas de oportunidades que conheço. Acredito muito na valia de fazermos o que é possível hoje, sem mais delongas, porque a espera cansa e podemos perder um jovem promissor para os atrativos do consumo, do vício, da criminalidade. E o impossível? Esse sim, podemos deixar para realizar amanhã.
Cada voluntário doa de si aquilo que pode – as exigências partem da consciência de cada um. Se tudo o que você tem a dar é um pouco do seu tempo: venha ser um voluntário em ação! Há sempre algo a fazer. Por isso me dispus a trabalhar com o voluntariado.
Ah, e se você ainda acha que isso tudo não é ganhar, sinto muito, mas quem deve estar precisando de ajuda é você. E nós estamos aqui, dispostos a ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário