sábado, 5 de julho de 2008

2) Visita ao Maceió Atlantic Suites


A visita às dependências do hotel Maceió Atlantic Suites, na Jatiúca, representou muito em termos de aprendizado para os jovens das comunidades Santo Onofre e São Rafael. Os anfitriões da casa, Diogo Leite e Jackeline Ferro, receberam nosso grupo com a maior disponibilidade e boa vontade. Eles não só foram guias do passeio como verdadeiros entusiastas naquela tarde de quarta-feira, 2 de julho. Os Voluntários em Ação se fizeram presentes nas figuras do Dr. Mauricio, Sr. Anísio e da jornalista Isolda, além de dona Maria, que fez as vezes da associação dos moradores e comandou, mais intimamente, a moçada.

Durante a visita por diversos compartimentos do hotel – da lavanderia até os quartos de hóspedes – os jovens puderam conhecer como é a rotina de quem trabalha num ambiente de alto padrão como o Maceió Atlantic. Na caminhada não faltaram oportunidades para discussões, perguntas e os funcionários responderam todos os questionamentos com clareza, para que não restassem dúvidas.

Na parte da cozinha, as palavras do Chef Frias foram esclarecedoras, do ponto de vista técnico e funcional, e também afetivas, pois ele se referiu muito ao amor e a dedicação que se deve ter na escolha da profissão. Frias, um apaixonado pelo ambiente hoteleiro, sugeriu uma série de comportamentos que é prudente adotar em todas as profissões, principalmente naquelas que lidam com as pessoas de modo tão próximo. Uma delas foi não levar os problemas profissionais para o ambiente profissional. Enquanto o Chef falava, todos eram pura atenção e, naquele momento ímpar, valeu a voz da experiência!

Vários pontos tiveram grande importância nesse encontro. O maior deles, talvez, foi o incentivo àqueles jovens na conquista de seus objetivos. Cada um ali pôde entender de forma clara que o esforço e a capacitação fazem toda a diferença na hora de disputar uma vaga no mercado, assim como atualizar seus conhecimentos, agir pelo bem coletivo, trabalhar em conjunto.

As lições dadas naquela realidade que é, em diversos aspectos, tão distante da que eles vivenciam todos os dias, foram se eqüalizando à medida que ficou desvendado o, aparente, mistério: o melhor investimento que existe é investir no ser humano! E nós precisamos investir nesses jovens, como se investíssemos em nós mesmos, porque mais do que o futuro, eles são o presente do nosso município, Estado, país e, sem sombra de dúvidas, do nosso mundo.

Clique nas imagens e veja nossos painéis de fotos:



Nenhum comentário:

"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha"

(Confúcio)