sábado, 25 de outubro de 2008

Ações e mais ações

A reunião realizada na tarde desta sexta-feira (24), na Igreja São Rafael, abordou temas importantes para a evolução do Projeto Amanhã, principalmente em relação à estrutura da biblioteca comunitária. Estiveram presentes à ocasião os voluntários Anísio Augusto e Isolda Herculano, e os representantes comunitários Roberto (presidente da associação de moradores) e dona Maria (Pastoral da Criança), além dos três jovens voluntários que estão aprendendo conceitos bibliotecários para a organização do espaço na comunidade.

Apesar das dificuldades, que é peculiar a todo processo de crescimento, os jovens mostram disposição e interesse em contribuir com o futuro das crianças de suas comunidades, através da educação, caminho mais digno para que todas elas cresçam como cidadãos e cidadãs de bem. Durante a semana eles destinam duas horas diárias do seu tempo livre para se dirigir à Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), onde recebem orientações da bibliotecária da instituição. Na primeira etapa da orientação, aprenderam a separar os livros por tema e ordem de relevância; o próximo passo é a construção das fichas catalográficas.

Mais doações
No encontro, o presidente da associação recebeu das mãos da jornalista Isolda uma doação de 100 dólares, enviada dos Estados Unidos pelo voluntário José Sousa, um português que reside em solo americano, se sensibilizou com a causa do grupo e decidiu ajudar para a aceleração das obras na biblioteca. Convertido em moeda nacional, os US$ 100 do José se transformaram em, muito bem vindos, R$ 222,84. Importante registrar também o auxílio do empresário Jair Serafim, da Paragominas Construções, que fez sua doação em material.

Apesar de estar programada para o dia 29 deste, a inauguração da biblioteca terá que ser adiada alguns dias. Na reunião foi discutida a data ideal para o acontecimento e, entre elas, duas se destacaram: 15 de novembro, proclamação da República, e 19 de novembro, dia da Bandeira.

Visita à SEMED
Também ficou reforçada a necessidade da ida de uma comissão, semana que vem, até a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para tratar sobre os recursos materiais e humanos relacionados e já entregues ao secretário Tadeu Lira, quando o grupo se reuniu com ele e com o prefeito Cícero Almeida, em seu gabinete.


O secretário, que se comprometeu com o Voluntários em Ação, poderá, na ocasião, definir as datas de entrega das carteiras escolares e encaminhamento das três profissionais (uma bibliotecária e duas estagiárias para a aula de reforço).

Nenhum comentário:

"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha"

(Confúcio)