quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Reunião Gigante na FITS no último dia 15/12/2009








No último dia 15 de dezembro, tivemos uma reunião significativa para todos os colaboradores da Grota do São Rafael e Sto Onofre.
A reunião foi realizada no auditório da FITS por conta das quase 200 participantes que compareceram. A grande maioria, da própria comunidade.
Durante a reunião falaram representantes da FITS, dos Voluntários em Ação, da ASCONOEL, da comunidade, entre outros convidados.
O professor Dario, diretor da FITS falou das intenções da instituição em iniciar no próximo ano um trabalho de extensão nas comunidades com professores e alunos dos cursos de psicologia, economia e assistência social. Sem dúvida alguma essa será uma contribuição decisiva para a melhoria das condições de vida da comunidade. A FITS vem ministrando distintos cursos para as comunidades, gratuitamente, entre eles o de inclusão digital e reciclagem do óleo de cozinha usado para o fabrico de sabão, detergentes, além de perfumaria.
O Eng. Anisio dos Voluntários Em Ação discorreu alguns minutos sobre a biblioteca e a escolinha que o grupo ajudou a construir em parceria com todos, há mais de um ano e as etapas que ainda faltam para que ambas funcionem de fato. O Rotary da Ponta Verde se comprometeu a doar os uniformes para os alunos do reforço, mas precisamos de mais. A prefeitura em encontro anterior as últimas eleições prometeu ajudar com o material necessário para o funcionamento da biblioteca comunitária e da escolinha, além dos professores e bibliotecários. Mas isso, nunca ocorreu. O grupo irá se mobilizar para que em fevereiro ou mais tardar em março de 2010, ambas comecem a funcionar.
Roberto, o presidente da Associação de Moradores – ASCONOEL falou da importância da união para que a comunidade consiga melhorar a sua qualidade de vida e ao se abrir espaço para a comunidade, alguns moradores falaram sobre suas necessidades emergenciais como: o posto de saúde que é precário, a necessidade de uma escola na comunidade, o recolhimento de lixo e o esgoto que é inexistente, as escadarias de acesso em precária conservação, a criação clandestina de suínos e cavalos sem os devidos cuidados com a transmissão de zoonoses.
O que ficou muito claro para a comunidade é que a responsabilidade pelas mudanças dependerá exclusivamente da vontade dos moradores e que a organização é essencial em qualquer situação. O MS. Dario Arcanjo voltou a citar o caso de um bairro em Aracaju que, de pior para melhor, em poucos anos, só dependeu da vontade da comunidade.

No final da reunião foram criadas 4 comissões para agilizar as prioridades:

1.Escola: Prof. Dario, Dra. Rosa, Anísio, Mauricio e Roberto.
2.Infra-estrutura: Verônica, Lyzana, Pierre, Uliysses Roberto, José Cícero, Prof. Dario, Maria Edilene.
3.Biblioteca: Anísio, Dra. Rosa, Maria Cristina, Maria da Paz, Severina.
4.Assistência Social, Saúde e Geração de Renda: Esta será composta por alunos e professores da FITS, além de outros integrantes, como o professor Márcio.

Venha você também participar desse trabalho voluntário.
“ A palavra chama, mas o exemplo arrasta”

Nenhum comentário:

"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha"

(Confúcio)